"Para a industrialização é necessário, para começar, reforma agrária e controle de capitais. Basicamente domínio público do setor agrário e financeiro. Isso é tipo o passo um. Só que fazer isso no Brasil só é possível com uma revolução.
Do século 20 pra frente a industrialização em países subdesenvolvidos necessariamente passa por uma revolução socialista. Para países colonizados como Brasil, Russia, China, India, etc. a industrialização pela via burguesa como França, Alemanha e Inglaterra é impossível. Dessa listinha que eu fiz, China e Russia (União Soviética) chegaram lá e mostraram o caminho das pedras.
Mais 2 países colonizados que alcançaram desenvolvimento industrial: Vietnã e Coreia. E daqui uns anos Laos e Cambodia vão entrar nessa lista também."
Continuando:
"Se pensarmos no conceito tradicional de colonização no século 20 como ocupação militar, como Israel na Palestina, Inglaterra na índia, etc. aí de fato Rússia não é NECESSARIAMENTE um país colonizado.
Mas na literatura a gente também tem o conceito de colonização moderna, que é a extração de valor de um país através de vias coercitivas no âmbito jurídico e econômico e respaldado por interferência midiática.
Aqui a gente tem por exemplo a colonização dos EUA sobre o Brasil, através das trocas desiguais, FMI, ONU, as think tanks e tudo o mais.
Nesse segundo conceito a gente pode argumentar que a Rússia czarista mantinha uma relação entre Rússia e Europa Ocidental de colônia. Ao passar pela revolução Bolshevik a Rússia "convidou" o ataque conjunto de 18 países sobre ela.
O Estado é poderoso, sempre poderoso, pq é o ESTADO né. É o governo. A questão é PRA QUEM esse Estado é poderoso."
Comentário lúcido:
"Acreditar que os bilionários e o Estado aão antagonicos, quando na verdade os bilionários são o que são porque controlam o Estado, é ilusão.
Sabe quem paga para salvar empresas bilionárias de bilionários quando elas quebram? Sim, você, pobre e classe média. Veja o que aconteceu com a americanas e Oi (e várias outras). A Vale matou e destruiu uma cidade inteira, quantos bilionários foram presos? Na verdade estão ainda mais ricos hoje do que naquela época.
Eles é quem montam bancadas no congresso, influenciam políticos financiando campanhas, eles tem grana pra fazer propaganda midiatica sobre questões de próprio interesse e assim por diante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário