quarta-feira, 29 de maio de 2024

Sobre Transceder a Lógica

A única verdade absoluta é que:
Não existe verdade absoluta. um paradoxo.

Contudo, se eu estabeleço que a única restrição desta setença é que ela contenha a excessão de si mesma, então o paradoxo não existe mais. Basta que vazio faça parte do conjunto. Por isso todos os conjuntos contém o elemento vaio. O conjunto formado por todas as verdades absolutas contém um só elemento: não conter. Logo, tudo parte de uma definição. Isso exige duas coisas, linguagem e ação.

A matemática se livra da contradição ao adimitir a escolha (https://pt.wikipedia.org/wiki/Axioma_da_escolha). Algo possível por quem detenha primazia. Eu, você, alguém.

Nada é completo em si próprio, talvez o vazio/nada o seja. Mas isso nos leva a outra contradição, pois o vazio não pode ser algo. Novamente, é com uma definição que conseguimos definir o nada. O nada, em si, é o mais puro paradoxo. O nada somente pode ser, não sendo.

O elétron colapsa em onda ou partícula por causa da medição. É necessário o observador. É necessária a interferência. O que ele é antes de medir? Tudo e nada. A probilidade de sua posição é assintótica de um extremo ao outro em todas as direções (3D gaussian).

A matemática somente pode ser algo diante de alguém. A realidade só pode existe para quem a percebe. Essa incompletude fundamental foi demonstrada na matemática pelos Teoremas da Incompletude de Gödel, mas não pode ser demonstrada na realidade, pois seria preciso sair dela para que se fosse possível. Chamemos de realidade R1 a primeira, e de realidade R2 a que contém a primeira. Se a demonstração funciona em R1, pelo segundo Teorema da Incompletude, o mesmo pode ser demonstrado em R2. E assim sucessivamente. A realidade, para ser consistente, necessariamente tem de ser incompleta.

Como bem sabia René Descartes, a única coisa que está além da dúvida é a própria dúvida. Ainda que eu seja uma simulação dentro de infinitas outras simulações, ao pensar eu afirmo minha existência. 

Como disse Morpheus, que vivia na Matrix, e sabendo que a sua própria realidade poderia ser outra simulação "Tudo começa com uma escolha".

Não existe causa e efeito na escolha. É a mais objetiva aleatoriedade, como uma flutuação quântica do vácuo, apenas existe, sem que nada seja necessário para a sua existência. 

Para que eu transcenda a lógica basta que eu me levante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário